
segunda-feira, 6 de março de 2023
Pintando a Óleo - Começo
Várias camadas finas semi-transparentes constituem Velatura ou Veladura (glazing) acrescentando cor e valor as camadas anteriores. Este é um método muito apreciado pelos pintores clássicos.
Velaturas podem e devem modificar levemente as características de camadas inferiores.
Quando a pintura é feita de forma direta, sem camadas adicionais, finalizando a obra em menor tempo temos a pintura Alla Prima. Ocasionalmente podem receber velaturas para correção ou enriquecimento.
Materiais
- Tela de algodão ou linho, preparada para receber a pintura com mistura de acrílico e gesso. Pode estar esticada e presa num chassis ou caixilho de madeira. A tela em metro pode ser fixada numa base de compensado, com fita crepe até finalização e secagem. Após poderá ou não ser emoldurada.
- Tintas nas cores primárias. Geralmente com tubos de branco, amarelo, vermelho, azul, preto e cor de terra é possível obter uma grande variedade de cores.
- Pincéis em tamanhos diferentes e basicamente de cerdas firmes que arrastam melhor as tintas oleosas. Trabalhos com tintas a base de água pedem pincéis macios.
- Paleta em formica e espátula para mistura de tintas.
- Óleo de linhaça, aguarrás, terebentina ou querosene são usados para diluir as tintas e limpeza de pinceis. Existem no comércio secantes e misturas diluentes (mediums) prontas para uso. Aprecio o diluente eco que tem tratamento para reduzir odores e limpo meu material com óleo de cozinha. Assim evito a inalação constante dos vapores de diluentes. Também a saturação do ambiente.
- Frascos de metal ou vidro para conter pequenas porções das mídias diluentes ou de limpeza. Forminhas para empadinha são ótimas . Disponho duas ou três com um dedinho de óleo para limpar pincéis em uso. Toalhas de papel ou retalhos de pano são muito úteis.
- Cavalete de madeira ou alumínio
Estabelecendo a Composição
Procure um tema que seja fácil de reproduzir, talvez um quadro famoso, ou uma foto bonita. Desenhe num papel . Estude variações da imagem e procure alternativas de cores interpretando de acordo com suas sensações.
Pintura é arte subjetiva. Pode ser uma reprodução exata e primorosa ou uma reinterpretação do que se vê na realidade.
Desenhe com lápis em papel. Passe o esboço para a tela antes ou depois da imprimatura. Se houver facilidade no traçado esboce na tela com pincel e tinta aguada ( diluída) em cor neutra.
Underpainting ou Imprimatura
Estes conceitos variam assim como o nome. Pode-se chamar de queimar a tela.
O efeito é colorir, quebrar o branco e estabelecer uma base para a pintura.
Alguns pintores defendem que antes de esboçar o tema na tela é necessário passar uma camada leve de tinta misturada apenas com diluente em toda extensão ( toned ground, tonal ground).
Pode ser na cor predominante do tema, em azul ultramarine, siena , vermelho alizarim, cinza, ou mesmo betume dissolvido em solvente, para dar um ar envelhecido.
As imprimaturas monocromáticas são comumente utilizadas nas pinturas com tintas acrílicas. No caso do óleo a imprimatura pode usar mais de uma cor, para esboçar os pontos de luz e sombra do motivo.
Camadas de Cor
As primeiras camadas, se for da sua preferência, não necessitam traços definidos. A pintura é solta, leve, de contornos suaves.
A tinta é misturada em proporção maior de diluente do que óleo. Estas são chamadas camadas "magras" e secam mais rápido.
A medida que o trabalho recebe mais camadas de tinta os traços se definem. E a tinta recebe mais óleo que diluente. As camadas finais são "gordas".
Pinceladas são mais espessas e acentuadas nos pontos de luz.
Esta é a regra da "camada gorda sobre a magra", pois se usarmos ao contrário as camadas magras secarão rapidamente sobre as gordas se tornando quebradiças.
Tintas a óleo são versáteis. Quando a camada está molhada pode ser retirada com pano embebido em diluente. Depois de seca pode receber nova pintura se necessário. As vezes correções pedem que a camada seja lixada levemente, com lixa bem fina. Pintar nova camada sobre uma que não está seca pode borrar o trabalho ou resultar num aspecto enlameado.
Glazing e Scumbling
Veladuras vítreas ou esfumaçado correspondem a estes conceitos.
Na veladura vítrea uma camada semi-transparente e mais escura é colocada para definir e vivificar a cor da underlayer (camada inferior) seca. A tinta deve ser misturada com óleo e diluente para ser delicada. depois de alisada com um pincel em leque (Fan) deve-se esperar secagem antes de receber nova camada. Velaturas pedem pinceis de pelos finos e macios.
Pode-se modificar um efeito usando tinta opaca em camada muito fina para criar um esfumaçado,
A técnica de esfumar, esbater ou velar ( scumbling) é o oposto da veladura ou vitrificado, cujo objetivo é iluminar ou ressaltar a cor embaixo.
Escumar significa aplicar uma fina camada semi-opaca sobre uma seca. Qualquer cor misturada com branco e aplicada finamente sobre uma camada mais escura vai suavizar e arrefecer esta camada. A técnica se presta para suavizar texturas, pintar a pele, fundos borrados ou um céu distante. Também usa pincéis macios e finos.
Finalização
Depois de terminado um trabalho deverá estar seco em aproximadamente 1 a 2 meses. Algumas pinturas levam de 6 meses a 1 ano para secar. Uma vez seca poderá receber uma camada de verniz (Damar, Cristal) protetor que irá realçar as cores e proteger a imagem das agressões externas como umidade, poeira e raios ultra-violeta. . O verniz cristal após uns 10 anos pode ser removido e renovado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ultramarine - Cor
Vídeo : Lapis Lazuli - Ultramarine Blue Referências e imagens : - Sinopia Pigments - WebExhibits - Douma, Michael, curator. Pigment...

-
Dos pedaços de carvão e pigmentos misturados com gordura animal aos tempos de hoje pincéis evoluíram muitíssimo. Existem, na atualidade, for...
-
Pigmentos Importantes Todas as tintas são baseadas em pigmentos constituindo uma suspensão destes em meios variados como, saliva, ov...
-
Vídeo : Lapis Lazuli - Ultramarine Blue Referências e imagens : - Sinopia Pigments - WebExhibits - Douma, Michael, curator. Pigment...
Nenhum comentário:
Postar um comentário