A primeira vista parece fácil!
Manchas coloridas, sobreposição de cores, linhas desencontradas, figuras aparentemente desconexas.
Não é bem assim.
Talvez algumas obras sejam apenas manchas de tintas e traços no papel, sem propósito, mecânicas. Entretanto mesmo que a intenção não seja produzir arte, a abstração de um sentimento ou momento caracteriza o artístico.
A obra abstrata representa sentimentos e pode fazê-lo de forma espontânea, não planejada ou racional, sem pretensões da representação fidedigna.
Acontece quando se "joga" sobre a tela uma situação emocional, aparentemente sem propósito, ignorando ou não motivações por trás do que vai surgindo.
De maneira geral a arte abstrata tenta dimensionar os temas de maneira não convencional, depurando formas, modulando-as através de cores, dissociando a obra do motivo real.
Exatamente a intenção contrária a arte figurativa clássica, que mantém fidelidade ao motivo, seguindo normas determinadas pelos grandes mestres.
Esta manifestação artística deu os primeiros passos no final do século XIX com trabalhos de pós-impressionistas, como Cèzanne.
Percebia-se alusão, talvez distorcida e revelando a ótica do autor, ao tema real.
Expressionista dos primeiros anos do século XX buscaram a renovação da arte através das cores e formas em harmonias que se afastaram cada vez mais do real, dando lugar à expansão do imaginário.
Depois de meio século de evolução a pintura abstracionista se libertou da realidade através das obras de Kandinsky e Klee, da abstração geométrica de Malevich, Rodchenko e Mondrian.
Os artistas se afastavam da figuração. Novos materiais e técnicas foram incorporados à pintura.
Arte abstrata é um processo de decomposição das formas como se apresentam no mundo real. É gradativa, liberal e concede liberdade criativa na medida que não obedece aos padrões de cores ou linhas reais, podendo se desenvolver na bidimensionalidade.
Abstrair é sintetizar, depurar e reduzir a informação visual.
Síntese pela Redução Subjetiva: Transformar objetos complexos em cores e formas ou símbolos simples. Reduzir o modelo à suas formas essenciais.
Decomposição do Objeto - Busca da essência do objeto. Decompor em cores e formas simples reorganizando a imagem até que se afaste totalmente da real.
Experiências cromáticas - Ou expressão pela cor trabalhando-as apenas pela plasticidade, sem referência figurativa. Compor a harmonia da cor de acordo com o sentimento ou instinto pessoal fugindo do óbvio.
Abstração Linear - Inserção de linhas após a decomposição do objeto. Trabalha-se com linhas sobre uma base de cores para definir a representação do objeto. Como uma caligrafia pessoal.
Referências: Pintura Abstrata, Parramón Paidotribo
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